- Destaques
-
REFORMA TRIBUTÁRIA, CÓDIGO DE DEFESA DO CONTRIBUINTE E LC 236 EM FORTALEZA!
-
CURSO DE FORMAÇÃO EM PETROLINA/PE
-
NOVOS PRAZOS PARA O SIMPLES NACIONAL
-
REFORMA TRIBUTÁRIA EM GRAVATÁ/PE
-
REFORMA TRIBUTÁRIA PARA O TCE E MINISTÉRIO PÚBLICO DE CONTAS/RO
-
A NOVA LC Nº 236/2026
-
CONTINUA O SUBTETO PARA OS AUDITORES?
STJ AGORA ACEITA A DEDUÇÃO DE MATERIAIS NO ISS DA CONSTRUÇÃO CIVIL
Qual o fundamento: a decisão monocrática do STF proferida em 2010.
Diante da mudança de entendimento do STJ, qual rumo devem tomar os fiscos municipais? Entendo que, por enquanto, seria precipitada a alteração da regra pelos municípios, já que a matéria ainda deverá ser apreciada pelo STF. Lembremos que existe agravo regimental em andamento naquele Tribunal atacando a decisão monocrática de 2010.
Ademais, a decisão do STF, bem como as duas recentes decisões do STJ, foram fundadas no art. 9º, § 2º, do Decreto-Lei nº 406/68. Hoje a matéria é tratada pelo art. 7º da Lei Complementar nº 116/03. O teor é praticamente o mesmo (o dispositivo só não faz menção às subempreitadas); contudo, trata-se de outra legislação, fato que recomenda cautela a qualquer tomada de decisão.
Enfim, o melhor é esperar pela decisão final do STF, pois se este voltar atrás, não será nenhum absurdo o STJ retomar o seu entendimento original.
Editora
Galerias
- Fotos Cursos
- Fotos Simpósios
- Tributo Municipal Sede
Produtos e Serviços
Busca Inteligente no Site
Pergunte com suas palavras. A busca entende o assunto, não só o termo exato, e sugere cursos e publicações relacionados.









